Descarte de lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes são muito utilizadas atualmente,porém grande parte da população que utiliza este tipo de lâmpada não a descarta corretamente pois não tem noção do perigo que este meio de iluminação pode causar para a saúde humana e para a biodiversidade terrestre.
Um meio simples e que ao mesmo tempo ajuda muito o meio ambiente é a famosa reciclagem,porém este processo é mais complexo do que as pessoas pensam,afinal,não é apenas “ jogar fora “ uma lâmpada que gera iluminação artificial,a reciclagem dela é feita a partir de um processo de “decomposição” ou seja devem ser separados o vidro,o mercúrio e o alumínio.
Esta reciclagem tem dois processos :o esmagamento e a destilação do mercúrio. “O
esmagamento permite que os diversos constituintes da lâmpada possam ser separados por peneiramento, separação eletrostática e ciclonagem, em 6 classes: terminais de alumínio, pinos de latão,componentes ferro-metálicos, vidro, poeira fosforosa rica em Mercúrio e isolamentos baquelíticos. Na fase de destilação é recuperado o Mercúrio contido na poeira
fosforosa. A recuperação é obtida pelo processo de reportagem, onde o material é aquecido até a vaporização do mercúrio (temperaturas acima do ponto de ebulição do mercúrio, de 357o C)” (Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v.6, n.1, p. 1-6, dez. 2004).
Muitas pessoas ainda jogam as lâmpadas em lixos comuns,que geralmente vão para aterros que não fazem reciclagem de lâmpadas fluorescentes,por isso é importante sempre procurar um lugar onde a reciclagem desta lâmpada seja feita de forma ecológica e correta.
Por : Guilherme Finotti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário