As lâmpadas fluorescentes é um tipo de lâmpada, criada em 1938 por Nikola Tesla e introduzida no mercado em 1938, a sua maior diferença para as lâmpadas "comuns" (feitas de filamento) é que ela tem uma eficiência maior por emitir mais energia eletromagnética em forma de luz e não de calor, melhorando a luminosidade do ambiente,após o "Apagão" de 2001 e o conseqüente racionamento de energia, as pessoas passaram a utilizar mais as lâmpadas fluorescentes. Além de serem econômicas por terem uma longa duração, com vida útil de aproximadamente 20.000 horas e a eficiência de sua iluminação é de 3 a 6 vezes superior ao das lâmpadas comuns, porém, se não houver uma reciclagem nessas lâmpadas, elas podem causar um grande impacto no meio ambiente. As lampadas fluorescentes se relacionam com a questão 1, mais especificamente com o subtema 1, pois a proposta do subtema é reconhecer como ecossistemas são utilizados para fornecer itens necessários para a vida. E a lampada fluorescente se encaixa perfeitamente, pois a lampada é produzida através de materias geneticamente alterados do meio ambiente e é imprescindível para a sobrevivencia, não só humana, mas também dos seres vivos, pois sem luz, nós não sobrevivemos.
Há no interior das lâmpadas tubulares como nas compactas, dois eletrodos e um gás sob baixa pressão. A condução da corrente elétrica é acompanhado da emissão de radiação eletromagnética (luz, ultravioleta, raios X etc.), que se dá em função do tipo de gás que existe no interior do tubo . A parte interna do tubo de vidro é revestido de camadas de pó fluorescente. É a composição deste pó que irá determinar o fluxo luminoso produzido pela lâmpada. Fatores como a temperatura e a presença de campos magnéticos podem influenciar sua intensidade de iluminação. No entanto, são pouco conhecidos os riscos que o descarte incorreto desse tipo de lâmpada, especialmente no âmbito residencial e do pequeno comércio, pode oferecer tanto ao meio ambiente quanto à saúde da população. Por isso, a reciclagem de lâmpadas fluorescentes é muito importante para o futuro do planeta em que vivemos.
Oi, queridos!
ResponderExcluirBem-vindos ao ambiente. Aprendi bastante aqui sobre as lâmpadas fluorescentes, mas tenho algumas questões a fazer:
a) será que o subtema 2, porque se entendi bem a pergunta se refere ao efeito do descarte das Lãmpadas no ambiente e não dos materiais que são extraídos do ambiente para manter a vida dos humanos.
b) Há materiais geneticamente modificados nas lâmpadas???
c) Que impactos já se sabem que podem acontecer se elas forem descartadas no ambiente, como vcs citaram no texto?
Encontrei o texto de vcs nesse site http://www.resol.com.br/curiosidades/curiosidades
2.php?id=2738
Lá também tem outras info sobre os metais das lâmpadas, mas se continuarem copiando não serão aceitos na competição na PUCPR e não vou poder validar o trabalho. Vcs são capazes de escrever com as proórias palavras e ao usar uma fonte citem, por favor.
Peço que refaçam o texto e aguardo a próxima postagem.
Obrigada. Bjs
Mônica