segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Uma solução simples,um problema complicado.

As lampadas fluorescentes são uma grande arma para o bem da humanidade,pois tem uma alta durabilidade e uma eficiencia indiscutivel,podendo ser usada em qualquer ambiente do dia-a-dia como escritórios,em sua própria casa,industrias etc.
Esta lâmapada esta evoluindo muito com o passar dos anos e ganhando seu mercado de consumidores que querem uma luz de qualidade, que tenha um desing inovador e ao mesmo tempo seja compacta,outra vantagem que pode ser observada é que este tipo de lampada emite muito menos calor do que uma lâmpada normal. O caso da lâmpada fluorescente se relaciona diretamente com a primeira questão, mais especificamente com o primeiro subtema, onde temos que pesquisar como os ecossistemas são utilizados para fornecer algo que é necessário para a vida das pessoas. Isso é percebido, pois a lâmpada é feita através de materiais geneticamente modificados através do meio ambiente e é essencial para a vida dos seres humanos.
Seu uso vem se tornando mais popular a cada ano,devido o bom preço,a fácil assecibildade,e a grande duração ( entre 10 mil horas e 15 mil horas ),todas as camadas socias estão aderindo é essa tecnologia barata e revolucionária,porém em virtude deste amplo uso de lâmpadas fluores  centes,programas de reciclagem vem sendo criados com mais frequência pra sensibilizar os consumidores dos riscos de contaminação tóxica que pode ser causado ao descartar essas lampadas erradamente.
O mercúrio é a grande ameaça,mas não só para o ser humano,para o meio ambiente tambem,caso haja uma quebra acidental da lâmpada o vapor gerado pelo mercúrio pode causar danos a atmosfera,prejudicando o planeta inteiro e seus habiantes.Por isso pense verde,em um planeta melhor e ajude na reciclagem de lampadas,passo a passo todos chegaremos no nosso objetivo que é o bem do meio ambiente e consequentemente o nosso bem tambem.

Dados retirados do site : http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/iluminacao_fluorecentes.html

por Guilherme Finotti

sexta-feira, 13 de agosto de 2010




      As lâmpadas fluorescentes é um tipo de lâmpada, criada em 1938 por Nikola Tesla e introduzida no mercado em 1938, a sua maior diferença para as lâmpadas "comuns" (feitas de filamento) é que ela tem uma eficiência maior por emitir mais energia eletromagnética em forma de luz e não de calor, melhorando a luminosidade do ambiente,após o "Apagão" de 2001 e o conseqüente racionamento de energia, as pessoas passaram a utilizar mais as lâmpadas fluorescentes. Além de serem econômicas por terem uma longa duração, com vida útil de aproximadamente 20.000 horas e a eficiência de sua iluminação é de 3 a 6 vezes superior ao das lâmpadas comuns, porém, se não houver uma reciclagem nessas lâmpadas, elas podem causar um grande impacto no meio ambiente. As lampadas fluorescentes se relacionam com a questão 1, mais especificamente com o subtema 1, pois a proposta do subtema é reconhecer como ecossistemas são utilizados para fornecer itens necessários para a vida. E a lampada fluorescente se encaixa perfeitamente, pois a lampada é produzida através de materias geneticamente alterados do meio ambiente e é imprescindível para a sobrevivencia, não só humana, mas também dos seres vivos, pois sem luz, nós não sobrevivemos.
Há no interior das lâmpadas tubulares como nas compactas, dois eletrodos e um gás sob baixa pressão. A condução da corrente elétrica é acompanhado da emissão de radiação eletromagnética (luz, ultravioleta, raios X etc.), que se dá em função do tipo de gás que existe no interior do tubo . A parte interna do tubo de vidro é revestido de camadas de pó fluorescente. É a composição deste pó que irá determinar o fluxo luminoso produzido pela lâmpada. Fatores como a temperatura e a presença de campos magnéticos podem influenciar sua intensidade de iluminação. No entanto, são pouco conhecidos os riscos que o descarte incorreto desse tipo de lâmpada, especialmente no âmbito residencial e do pequeno comércio, pode oferecer tanto ao meio ambiente quanto à saúde da população. Por isso, a reciclagem de lâmpadas fluorescentes é muito importante para o futuro do planeta em que vivemos.